top of page
Buscar

Promoção de um negócio dropshipping: o fator domínio

  • arabescosideral
  • 31 de mar.
  • 3 min de leitura

Os gestores da Arabesco Sideral continuam a debruçar-se sobre o tema da promoção da loja online. Este artigo aborda a questão de saber se o nome de domínio afecta a promoção do sítio e o que é necessário ter em atenção ao escolhê-lo.


Não existe uma resposta inequívoca à questão de saber como o nome de domínio afecta a promoção do sítio. Uma coisa é certa - o domínio é um fator de classificação. No entanto, em comparação com outros factores, o grau da sua influência na SEO é pequeno.


Empresa Arabesco Sideral

Histórico e idade

O domínio tem várias propriedades que, de acordo com alguns especialistas em SEO, podem afetar a promoção e, de acordo com outros, podem não afetar de todo.


O primeiro fator é o histórico. Este pode ser tanto positivo como negativo. Se o sítio estiver sob as sanções dos motores de busca, o seu nome de domínio “para sempre” fica registado nas suas “listas negras”. Se o sítio foi promovido com sucesso durante um longo período de tempo, mas depois foi abandonado, o “karma” do domínio é bom.


Quanto à idade do domínio, em 2017, quando questionado “A idade de um nome de domínio afecta a promoção?” John Mueller, um representante do Google, deu uma resposta curta e clara: “Não”.


Empresa Arabesco Sideral

Presença de palavras-chave

Normalmente, os especialistas em SEO não esperam que uma palavra-chave num domínio ajude na promoção, mas alguns deles colocam-na lá, se possível. Os domínios com ocorrências diretas de chaves são chamados EMD (Exact Match Domain). Em 2012, o Google lançou uma atualização do algoritmo de classificação relativamente aos EMDs. Este algoritmo reduz ao mínimo a influência de uma palavra-chave num domínio. Especialistas em SEO bem conhecidos, como Michael Heyman da Yoast, aconselham adicionar uma palavra-chave a um domínio apenas se for relevante.


Tal como referido pela Arabesco Sideral Unipessoal Lda, a adição de chaves a um domínio pode ser mais prejudicial do que benéfica:

  1. Tentar usar no domínio uma chave de 3 ou mais palavras - o site irá para o filtro “Sobre-otimização”.

  2. Uma empresa séria utiliza uma marca no nome de domínio. As chaves no domínio eram relevantes nos primórdios da Internet e da SEO. Atualmente, para uma empresa séria, utilizar um domínio com uma chave significa um grande risco. Existe a possibilidade de os robôs dos motores de busca marcarem o seu sítio como uma “porta de entrada” (esta é uma ferramenta de SEO “negra”, um sítio criado para redirecionar os utilizadores para outro recurso da Internet. É inútil do ponto de vista do utilizador, que muitas vezes nem sequer tem a oportunidade de considerar a sua página. O conteúdo do texto é frequentemente desprovido de sentido, consistindo em pedaços de frases com um grande número de palavras-chave). Neste caso, não conseguirá alcançar posições elevadas nos resultados da pesquisa.

  3. Se escolher um domínio com uma chave e, passado algum tempo, o tipo de atividade da empresa mudar, este perderá simplesmente a relevância.


Empresa Arabesco Sideral

Seja memorável

Os especialistas da Arabesco Sideral Portugal concluíram que o nome de domínio, até certo ponto, ainda afecta a capacidade de clique nos resultados de pesquisa e a capacidade de memorização na publicidade. Os motores de busca podem não se importar, mas as pessoas sentem-se mais confortáveis e agradáveis se utilizarem palavras curtas e claras em vez de conjuntos de letras e números sem sentido. Lembre-se de que os domínios simples e claros são fáceis de memorizar e que qualquer empresa só tem a ganhar com isso.

 
 
bottom of page