Determinar o desempenho da empresa é uma parte importante de qualquer empresário. Conhecer e saber trabalhar com métricas-chave é igualmente importante para negócios offline e online. Os responsáveis da Arabesco Sideral Unipessoal Lda enumeraram os principais indicadores de desempenho da atividade.
Entre eles, podemos distinguir três principais:
Eficácia;
Eficiência;
Qualidade.
Eficácia
É exatamente para isto que os empregados trabalham ou que os processos empresariais funcionam. Consideremos este e outros indicadores com base no exemplo de um diretor de vendas. Qual é o principal objetivo do seu trabalho? Talvez o número de chamadas efectuadas? Não, os indicadores de processo não são fundamentais para o trabalho do gestor. O principal não é o processo, mas o resultado. Por conseguinte, o principal objetivo do trabalho de é, obviamente, a receita das vendas.
Eficiência
Este indicador indica-nos quais os recursos utilizados para alcançar um determinado resultado. Pode vender 10.000 euros de produtos, mas gastar 20.000 euros em publicidade. Essas vendas são rentáveis para si? Naturalmente, não. A fórmula para calcular a eficiência é a seguinte:
Eficiência = resultado (em termos monetários) / recursos gastos (em termos monetários) * 100%.
Voltemos ao nosso diretorr de vendas. Qual seria o indicador de desempenho neste caso? Suponhamos que investe dinheiro em marketing. O resultado é um determinado número de contactos atraídos. Por cada um deles, pagou uma determinada quantia de dinheiro. De seguida, distribui os contactos pelos seus gestores de vendas: 100 contactos para um e a mesma quantidade para o outro. O primeiro gestor gerou 10 vendas a partir desses 100 contactos e o segundo gestor gerou apenas 5 vendas. Gastou o mesmo montante de dinheiro para atrair cada um destes 200 contactos. Os gestores de vendas geraram diferentes montantes de receitas para a empresa. Por conseguinte, o primeiro gestor trabalhou de forma mais eficiente do que o segundo. É para isso que servem os indicadores de desempenho, explicou a Arabesco Sideral Portugal.
Qualidade
Pode obter resultados gastando a quantidade mínima ou óptima de recursos, mas os clientes ficarão insatisfeitos com o seu trabalho. É possível vender de muitas formas diferentes. Neste caso, um indicador da qualidade do trabalho de um gestor de vendas será a satisfação do cliente com a cooperação com a sua empresa ou com um determinado gestor. A qualidade do trabalho de um gestor pode ser medida através de uma entrevista com os clientes. Após a venda, peça ao cliente para classificar numa escala de dez ou cinco pontos satisfação com a cooperação com o gestor. Desta forma, cada vendedor receberá um determinado número de avaliações que, por exemplo, no final de um mês, permitirão tirar uma conclusão sobre a qualidade do seu trabalho.
É claro que, neste artigo, os especialistas da Arabesco Sideral apenas discutiram os principais indicadores de desempenho empresarial de uma forma simplificada. Estas questões requerem uma análise mais pormenorizada. No entanto, é importante que cada empresário se lembre: os indicadores de desempenho devem ser medidos, analisados e geridos. Assim, o empresário deve gerir a sua empresa e não a deixar “flutuar livremente”.