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Geração de Leads e Formas de Atrair Leads

A geração de leads é um processo de marketing voltado para identificar e estimular o interesse das pessoas em um produto específico, com o objetivo de desenvolver um sistema de vendas.


Quanto ao conceito de "lead", há muita discordância, especialmente entre os profissionais de marketing e os especialistas em vendas. Vamos decifrar esse termo de todos os lados. Em termos simples, um lead é um utilizador que demonstrou interesse no seu produto. Para os gerentes de vendas, um lead é um usuário que sinalizou claramente a intenção de fazer uma compra. Isso poderia ser, por exemplo, um pedido de demonstração de um produto ou uma assinatura de um período de teste. De acordo com os profissionais de marketing, um lead é um utilizador que demonstrou interesse explícito em um produto ou serviço, percebeu o valor do produto e forneceu a oportunidade de feedback (como assinar notícias, deixar um e-mail, preencher um formulário de registo, etc.).



Classificação de Leads

Tradicionalmente, os leads são classificados pela "temperatura", ou seja, pelo grau de prontidão para se tornar um cliente.

  • Lead Frio: Um visitante que acessou o seu site e forneceu dados, mas não fez uma compra. Eles podem ter se inscrito na newsletter da sua empresa, participado de um grupo de redes sociais ou feito uma pergunta por meio de um formulário de feedback. O interesse deles é mínimo, e as chances de se tornarem clientes são baixas.

  • Lead Morno: Potenciais clientes interessados no produto, mas que ainda não tomaram uma decisão final. Eles estão a escolher entre marcas, modelos, pesando todos os prós e contras. Por exemplo, se alguém preencheu um formulário de contato e fez uma pergunta sobre um produto em um chat online, esse é um lead morno. Prove suas vantagens a eles, e eles podem se tornar clientes.

  • Lead Quente: Um contato de um visitante que definitivamente queria comprar um produto ou contratar um serviço. Por exemplo, eles podem ter preenchido e enviado um formulário de pedido, adicionado um item ao carrinho e iniciado o processo de compra, mas não concluíram o pagamento. Esses são compradores maduros que não concluíram a compra, e a sua tarefa é levar o que começaram até o fim. Por exemplo, ofereça um preço mais vantajoso para o produto do seu interesse.


Formas de Atrair Leads

Se observarmos de perto o processo de atrair clientes, inicialmente, os utilizadores não interessados são filtrados do tráfego geral. Os utilizadores restantes formam a base da geração de leads, e a partir dos leads, são formados clientes reais. No entanto, o trabalho não termina aí, porque é importante reter o cliente, construir confiança na marca, para que ele a recomende aos seus conhecidos.


Os métodos de geração de leads podem ser divididos em duas subgrupos: online e offline. A escolha depende do produto, do público-alvo, dos gastos planeados e de outros fatores. Observamos que existem muitas formas de atrair leads, e constantemente surgem novas. Vamos considerar as mais comuns.



Métodos Online de Geração de Leads:

  • Publicidade contextual

  • Segmentação

  • SEO

  • Marketing de conteúdo

  • Webinars, cursos online, etc.

  • Newsletters (E-mail, SMS, notificações push, mensageiros)

  • Marketing em redes sociais (SMM)

  • Ímã de leads


Métodos Offline de Geração de Leads:

  • Feiras

  • Apresentações

  • Promoções

  • Reuniões presenciais

  • Telemarketing (chamadas frias e quentes, linhas diretas para chamadas recebidas)


Naturalmente, para o comércio eletrónico, os métodos online serão mais eficazes. Os especialistas da Arabesco Sideral Unipessoal lda forneceram informações mais detalhadas sobre alguns deles.


Publicidade Contextual: Permite obter leads válidos ajustando cuidadosamente vários parâmetros da audiência. Os anúncios são elaborados para cada palavra-chave, portanto, a sua relevância deve ser alta. É essencial configurar a campanha publicitária corretamente; caso contrário, o orçamento pode ser desperdiçado.

Segmentação: os seus anúncios serão exibidos apenas aos usuários cujos dados correspondem aos seus requisitos.

SEO: A pesquisa orgânica oferece um menor coeficiente de geração de leads. No entanto, a longo prazo, o SEO é mais vantajoso do que a publicidade contextual. Mas isso se aplica apenas ao SEO adequado, com bons textos, sem um número excessivo de palavras-chave e com uma grande quantidade de informações úteis.


Marketing de Conteúdo: Colocação de conteúdo informativo em sites próprios e de terceiros que esteja diretamente ou indiretamente relacionado ao seu negócio. Podem ser materiais educativos, dicas, resultados de pesquisas, truques, estudos de caso, etc. O objetivo é criar uma imagem de especialista, fornecer aos potenciais clientes informações úteis e ajudá-los a fazer uma escolha.


SMM: Os mecanismos desse tipo de publicidade incluem assinaturas, repostagens, vídeos/memes virais, vlogs, etc. Se o seu produto for interessante e único, o SMM ajudará a torná-lo mais conhecido.


Imã de Leads: Esta ferramenta oferece à audiência-alvo algum benefício em troca de uma assinatura de e-mail. Ímãs de leads podem ser webinars, versões de teste de serviços, e-books, documentos técnicos, entrevistas com especialistas, vídeos educativos.



A Melhor Escolha

A forma mais incrível de atrair leads é através de recomendações, tanto online quanto offline. Um cliente que vem por recomendação é o sonho do proprietário de um negócio. Esta é a mais alta avaliação dos resultados do seu trabalho. Esses leads são essencialmente gratuitos, mas para obtê-los, precisa conquistar a confiança dos clientes existentes. Então eles vão querer recomendá-lo. A propósito, buscar consulta com a Arabesco Sideral pode ser um dos passos rumo à criação de uma excelente reputação para o seu negócio.


Leads são a primeira fase de vendas. Nenhum tipo de atividade empreendedora pode ser imaginado sem eles. A rentabilidade de qualquer empresa depende diretamente de quão qualitativamente o trabalho com leads é realizado.

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