SEO (Search Engine Optimisation) é o processo de otimização das páginas de um site Web para o colocar no topo dos resultados de pesquisa. Um novo artigo da empresa Arabesco Sideral dá-lhe uma ideia do que é a SEO, como funciona, quando deve fazer a otimização para os motores de busca e, mais importante, como pode beneficiá-lo. Vamos falar sobre SEO em termos simples.
Como os motores de busca interagem com os sites Web
Criou a sua loja virtual e publicou o site na Internet. O motor de busca já o viu, os seus robots verificaram todas as páginas do site. No caso de uma loja virtual, pode tratar-se de produtos, das suas descrições, fotografias, etc. As informações obtidas como resultado da verificação, foram introduzidas na sua base de dados. Com a ajuda de certos algoritmos, o motor de busca determinou a classificação das páginas do seu site.
O esquema de interação entre o motor de busca e o site é o seguinte
publicação do site na Internet;
verificação dos motores de busca dos robots de recursos da Web;
determinação da classificação da página do site;
indexação das páginas pelo motor de busca;
demonstração nos resultados da pesquisa.
Quando uma pessoa introduz algo na barra de pesquisa, por exemplo, “comprar um smartphone”, espera obter as informações que lhe interessam e não fotografias de gatinhos ou cães. O motor de busca, depois de receber a consulta, analisa todas as páginas da Internet na sua memória, determina qual é a melhor e mostra-a ao utilizador de acordo com a qualidade das páginas.
Para que o motor de busca veja e compreenda corretamente o seu site, este tem de ser optimizado para o motor de busca. Sem isso, o sítio ficará no fundo dos resultados da pesquisa, como nos disse a dropshipping Arabesco Sideral, uma empresa profissional.
Para colocar os sites no topo dos resultados de pesquisa, basta um especialista em SEO. É possível otimizar páginas individuais do site, mas não todo o recurso. Esta é a metodologia correta em SEO: não é necessário fazer movimentos desnecessários, vale a pena concentrar-se no que traz benefícios e nos utilizadores que pagam dinheiro por bens.
SEO: é necessário ou não?
A resposta a esta questão é bastante simples. Digamos que pretende desenvolver o seu negócio na Internet de forma aprofundada e por um longo período de tempo, investir nele, no futuro pretende escalá-lo - então o SEO é preciso. Se não tenciona trabalhar neste nicho durante muito tempo e só quer ganhar dinheiro rapidamente, por exemplo, com a venda de alguns produtos, então os seus esforços são mais bem direcionados para a publicidade de pesquisa paga e a promoção nas redes sociais.
A SEO é um jogo longo, é necessário investir dinheiro e tempo na otimização. O resultado será compensado em cerca de um ano.
Deve começar a trabalhar com SEO logo na fase de desenvolvimento do sítio Web, afirmaram os profissionais de marketing da Arabesco Sideral. Depois de estabelecer as bases corretas, poupará 3-6 meses e fundos que podem ser utilizados para alterar o site depois de consultar especialistas em SEO. É preferível consultar e implementar medidas básicas de otimização logo na fase inicial. Graças a isso, o seu site será desde o início melhor indexado pelo motor de busca e estará preparado para uma otimização posterior.