Publicidade direcionada são anúncios de vários tipos (texto, foto, vídeo) nas redes sociais. A peculiaridade da publicidade direcionada é que ela é mostrada a usuários que atendem a características específicas. A segmentação tem como objetivo induzir o usuário a seguir um link para o site, deixar informações de contato, fazer uma compra, etc.
Juntamente com os especialistas da Arabesco Sideral, investigamos os motivos pelos quais a publicidade não atende às suas expectativas.
Como funciona a segmentação
Os empresários queixam-se frequentemente de que a segmentação não dá resultados desejado. Para descobrir as razões disso, precisa de entender como a mesma funciona.
O processo começa com a configuração do seu anúncio. Você indica o orçamento da campanha publicitária e as características do público-alvo: sexo, idade, localização geográfica, interesses, etc.
Em seguida vem a demonstração do anúncio. O usuário deve ver o seu anúncio e prestar atenção nele.
Então precisa de garantir que o usuário não apenas veja o seu anúncio no feed, mas também o explore. Portanto, não pense que se as estatísticas indicam mil visualizações, então todas essas pessoas leram o texto do anúncio ou visualizaram a foto/vídeo.
Caso uma pessoa tenha interesse no anúncio, o próximo passo é seguir o link indicado no mesmo.
A seguir, a pessoa estuda o seu site ou a página numa rede social.
A etapa final é completar a ação alvo: fazer um pedido, subscrever a página, registar-se no site, etc.
Que problemas podem existir em cada fase?
Pode haver muitas – centenas de – razões para a ineficácia da publicidade direcionada. Apresentamos alguns deles em cada etapa.
Impressões de anúncios. Devido a configurações incorretas, o anúncio pode aparecer poucas vezes ou nem aparecer. Além disso, pode aparecer no feed de membros de um público não-alvo.
Visão do usuário. Por que uma pessoa pode não prestar atenção ao seu anúncio? A falta de criatividade, anúncio desinteressante e pouco atraente pode ser a razão. Por causa disso, a pessoa simplesmente não ficou cativada.
Estudar/ler anúncios. Digamos que uma pessoa esteja interessada no seu anúncio: uma imagem brilhante ou um vídeo interessante. A pessoa ampliou a postagem, olhou e saiu. O problema pode ser que o anúncio chame a atenção, mas o conteúdo não interesse ao usuário. Os possíveis motivos são a falta de uma proposta de venda exclusiva ou uma oferta mal elaborada.
Seguindo um link. Uma baixa taxa de cliques pode ser devida à qualidade do anúncio ou à sua exposição a um público não-alvo. Outra razão possível é uma chamada para uma ação alvo complexa. Você não deve se oferecer imediatamente para fazer uma compra cara. Deixe que esta ação seja, por exemplo, “Estudar os termos da cooperação” ou “Ver todas as opções”.
Estudar o perfil/site do anunciante. A pessoa interessou-se pelo anúncio, abriu o seu perfil ou página numa rede social, mas não se interessou. O problema pode estar no preenchimento do seu perfil. Por exemplo, uma pessoa não encontrou algo para se inscrever, não viu o valor do perfil para si mesma. Talvez as expectativas do usuário não coincidam com a realidade. É preciso analisar o quão interessante é o perfil, quão relevante é o conteúdo nele apresentado, etc.
Executando uma ação direcionada. Há uma transição para o perfil, há uma subscrição, mas não há pedidos. O problema pode estar no nível de marketing ou de produto. Por exemplo, uma pessoa simplesmente não está satisfeita com o preço.
No caso de transições para o site, o motivo pode ser problemas técnicos. Se a sua loja online demorar muito para carregar, as pessoas simplesmente não esperarão e irão embora. O seu site também pode ser pouco atraente ou confuso para o usuário. Além disso, o usuário irá embora caso não encontre as informações que precisa.
Você pode ter escolhido a ação alvo errada. Por exemplo, uma pessoa não quer ligar, mas quer escrever para o mensageiro, mas você não tem essa oportunidade. Se a ação alvo for o registo no site, a pessoa pode se desanimar com a grande quantidade de campos que precisam de ser preenchidos.
Se você acha que a publicidade direcionada não produz o efeito desejado, é necessário observar em que estágio surgem os problemas. Para fazer isso, deve ter um bom entendimento de todo o quadro do funil de vendas. Analise cada etapa: lançamento publicitário, demonstração aos usuários, alcance, cliques em links, etc. Assim entenderá o que precisa de ser corrigido para obter melhores resultados.